CIG e PpDM promovem jornadas de capacitação sobre Direitos das Mulheres e Desenvolvimento
A CIG e a PpDM realizaram duas jornadas de capacitação para as organizações da ENED sobre Direitos das Mulheres e Desenvolvimento: a construção da igualdade social.
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), tiveram lugar nos passados dias 26 de setembro e 5 de novembro duas sessões de capacitação sobre Direitos das Mulheres e Desenvolvimento: a construção da igualdade social para as organizações subscritoras da ENED. As duas jornadas, com a duração de 7 horas cada, realizaram-se em Lisboa, a primeira nas instalações do Alto Comissariado para as Migrações e a segunda no Instituto Camões.
Integrada no Plano de Ação da ENED para 2019, esta iniciativa foi realizada conjuntamente pela CIG e pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e esteve a cargo de Teresa Alvarez e Isabel Elias, da CIG, e de Alexandra Silva, da PpDM.
As jornadas visaram, entre outros objetivos contribuir para a transversalização dos Direitos das Mulheres e da Igualdade entre Mulheres e Homens na ação das organizações que atuam na área da Educação para o Desenvolvimento; dar a conhecer os principais instrumentos normativos e políticos em matéria dos direitos humanos das Mulheres e proporcionar um pensamento crítico, na ótica dos direitos humanos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens, na implementação da Educação para o Desenvolvimento.
A abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na perspetiva da igualdade de género e dos direitos das mulheres constituiu um dos temas tratados, assim como a promoção de uma educação para a mudança através, simultaneamente e de forma integrada e integradora, da educação para a Igualdade entre Mulheres e Homens, para o Desenvolvimento e para a Cidadania.
Nas jornadas participaram 34 pessoas (84% mulheres e 16% homens) provenientes do Instituto Camões, da Plataforma Portuguesa de Organização Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), do Alto Comissariado para as Migrações e do Conselho Nacional de Juventude.