25 Anos da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento no Quénia
A cidade de Nairobi, no Quénia, recebeu a Conferência Internacional de População e Desenvolvimento, onde se celebraram os 25 anos da iniciativa.
O ano de 2019 marca o 25º aniversário da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (ICPD) que teve lugar na cidade do Cairo em 1994. Neste evento, 179 governos adotaram um Programa de Acção que reconhece que a saúde sexual e reprodutiva assim como o empoderamento das mulheres e a igualdade de género são o caminho para o desenvolvimento sustentável.
Este ano, de 12 a 14 de novembro, os governos do Quénia e da Dinamarca, e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), convocaram a Cúpula de Nairobi, uma conferência de Alto Nível que visou mobilizar a vontade política e os compromissos financeiros necessários para implementar o Programa de Ação da ICPD. Mais de 160 países estiveram representados na Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD25), em Nairobi, no Quénia. O mote da conferência foi o de acelerar a Igualdade no mundo.
Portugal esteve representado ao mais Alto Nível pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva. De Portugal estiverem também presentes Catarina Furtado, Embaixadora de Boa Vontade do FNUAP, e Alice Frade da ONG P&D Factor, entre outras individualidades. De referir ainda a presença de Mónica Ferro, Diretora do FNUAP em Genebra.
Os principais temas abordados foram:
- Acesso universal à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos, como parte da cobertura universal de saúde.
- Financiamento necessário para concluir o Programa de Acção da ICPD e para sustentar os ganhos obtidos.
- A diversidade demográfica para impulsionar o crescimento económico e alcançar o desenvolvimento sustentável.
- Erradicar a violência de género.
- Defender o direito à saúde sexual e reprodutiva, sobretudo em contextos humanitários e frágeis.
Foi ainda sublinhado que a Igualdade de Género, a liderança juvenil, a liderança política e comunitária, a inovação e as parcerias constituem o motor para que tenha lugar um efetivo progresso.
A cimeira de Nairobi tem relevância idêntica à da histórica Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, ocorrida há 25 anos, representando uma visão renovada dos compromissos então assumidos.