16 dias de ativismo contra a violação #Orangetheworld
«Orange the World: a Geração Igualdade está contra a violação!» é o tema deste ano da ONU para os 16 dias de ativismo laranja.
A partir de 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres – são vários os eventos organizados em todo o mundo como parte das atividades da rede das Nações Unidas para os 16 dias de ativismo contra a violência de Género que duram até 10 de dezembro. Marchas, concursos de arte ou conferências são algumas das atividades de consciencialização para se acabar com o flagelo da Violência de Género que afeta uma em cada três mulheres em todo o mundo.
Este ano, o tema desta comemoração que usa a cor laranja para simbolizar a esperança e um futuro melhor sem violência contra as mulheres é: «Orange the World: a Geração Igualdade está contra a violação». Destaca a necessidade de se acabar com a “cultura da violação” arraigada à nossa sociedade, seja em situações de conflito, de paz, dentro dos nossos lares ou nas ruas.
Neste âmbito a Diretora Executiva da ONU, Phumzile Mlambo-Ngcuka, afirmou: “A violação não é um ato breve e isolado. Pode ter efeitos que mudam a vida – como uma gravidez ou uma doença sexualmente transmissível, um trauma imenso e um sentimento injustificado de vergonha. Seja em fases de conflito ou de paz, geralmente interfere na decisão das mulheres de abandonarem as suas comunidades por medo de ataques ou pela estigmatização. Se eu pudesse ter um desejo concedido, poderia muito bem ser o fim total da violação.”
A campanha anual dos 16 dias mobiliza os governos e o público, e é comemorada sob a égide da campanha do Secretário-Geral António Guterres «UNITE by 2030 to End Violence against Women».