Reinício do projeto «A Escolinha em viagem para a Igualdade»
Arrancou a 3ª edição d’«A Escolinha em viagem para a Igualdade», um projeto de parceria entre a CIG e a Escola Superior de Educação de Setúbal.
No dia 24 de Setembro, o externato A Escolinha iniciou o 3º ano do projeto “A Escolinha em viagem para a Igualdade”, com a 1ª sessão de formação deste ano letivo destinada a educadoras e a docentes. Três dias depois deu-se a 1ª sessão para pessoal não docente. Este projeto tem vindo a ser desenvolvido em parceria com a CIG e a Escola Superior de Educação de Setúbal. No primeiro ano (2017-2018) centrou-se na atividade individual das e dos profissionais da escola, alargando-se no segundo ano (2018-2019) às interacções com e entre as crianças que frequentam a escola, com idades compreendidas entre 3 e os 9 anos. No presente ano letivo, o projeto privilegia as dinâmicas colectivas e o funcionamento e cultura organizacional da escola e reforça o envolvimento das famílias.
A formação, agora retomada, continuará a ser assegurada por Teresa Alvarez, da CIG, e por Maria do Céu da Cunha Rego, às quais pertence a coordenação do projeto, juntamente com a diretora da escola, Ana Raposo. A monitorização externa continuará a cargo de Carla Cibele Figueiredo da Escola Superior de Educação de Setúbal.
Com um cariz experimental e seguindo a whole school approach prevista na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), pretende-se com este projeto identificar linhas de acção a seguir para a concretização desta abordagem entrosada com o mainstreaming de género noutras escolas do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.