Faleceu Manuela Silva
Manuela Silva, catedrática de economia e especialista em pobreza e nas questões das mulheres, faleceu na segunda-feira dia 7 de outubro. Desenvolveu diversos projetos com a CIG.
A catedrática Manuela Silva foi Secretária de Estado para o Planeamento da década de 1970, após a implantação da democracia. Esteve profundamente envolvida em questões como a justiça social, os direitos das mulheres e as desigualdades entre ricos e pobres, tendo participado em grupos de peritos de organizações internacionais, como seja o Grupo de Especialistas de Mainstreaming de Género do Conselho da Europa. Coordenou, com Alfredo Bruto da Costa, o primeiro estudo que se fez sobre pobreza, foi Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e do Centro de Reflexão Cristã.
Envolvida nas questões das mulheres, publicou diversos estudos nesta área que resultaram em publicações com a chancela da CIG, tais como «A Igualdade de Género – Caminhos e atalhos para uma sociedade inclusiva» (1999) ou o pioneiro «As Portuguesas e a União Europeia – Prospectiva para a Ação» (1995) feito em parceria com Heloísa Perista.
Reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas ideias e pela qualidade das suas investigações, Manuela Silva foi uma mulher incontornável na história do pensamento contemporâneo português nas áreas da pobreza, inclusão e dos direitos das mulheres.
Foi agraciada com a Grã-Cruz do Infante D. Henrique em 2000 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.
Lamentamos a sua partida.
Foto: Samuel Mendonça