CIG coorganiza «Do Cairo a Nairobi: onde se encontra Portugal»
O Auditório do Camões, I.P. acolheu a conferência “Do Cairo a Nairobi: onde se encontra Portugal”. A Presidente da CIG, Teresa Fragoso, foi uma das oradoras do encontro.
Este evento teve como objetivo refletir e debater os avanços e os desafios que ainda subsistem após 25 anos sobre a realização da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), que teve lugar no Cairo, em 1994, nomeadamente ao nível da promoção da igualdade de género, da eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas, incluindo práticas tradicionais nefastas, da saúde e direitos sexuais e reprodutivos e do desenvolvimento humano.
A sessão de abertura foi presidida pelo Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, e os vários painéis foram dinamizados pela jornalista Catarina Marques Rodrigues. Neles intervieram peritas nacionais e internacionais: Teresa Fragoso, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG); Mónica Ferro, diretora do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), em Genebra; Antonieta Martins, médica e Professora da Faculdade de Medicina, em Cabo Verde; Maimuna Gomes Sila, Presidente do Instituto da Mulher e da Criança da Guiné-Bissau; Teresa Féria, Presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ); Anna Popinchalk, da Comissão Guttmacher-Lancet, EUA; Vânia Beliz, Investigadora de Portugal; Carina Hirsch, Population & Sustainability Network, do Reino Unido; e Andreia Oliveira, Consultora P&D Factor, de Portugal.
A conferência aconteceu a 5 de setembro e resultou de uma coorganização da P&D Factor, do Camões, I.P. e da CIG.