Ativista Jaha Dukureh recebe Prémio Norte-Sul
Jaha Mapenzi Dukureh, fundadora da ONG Safe Hands for Girls, foi laureada em Lisboa com o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa.
A ativista dos direitos das mulheres e meninas Jaha Mapenzi Dukureh, presidente da organização não governamental (ONG) Safe Hands for Girls, esteve em Lisboa para receber o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, um galardão anual que distingue pessoas cujo trabalho se desenvolve na defesa dos valores europeus e direitos humanos. Através da sua ONG, Jaha Mapenzi Dukureh presta apoio a mulheres, raparigas e meninas africanas que, tal como ela, sobreviveram à Mutilação Genital Feminina (MGF) e a um casamento precoce. Ao lado de outras organizações de mulheres e da sociedade civil, contribuiu para a proibição desta prática nefasta na Gâmbia, o seu país de origem.
Em 2018, Jaha Dukureh foi nomeada pela ONU Mulheres como a primeira Embaixadora Regional da Boa Vontade para a África, e em 2016 a revista Time considerou-a uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Em Lisboa, a ativista participou no encontro ‘Mulheres Sem Fronteiras’ na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pela jornalista Sofia Branco e com apoio da CIG. Contou com as presenças da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e da Presidente da CIG, Teresa Fragoso.
No dia seguinte, a 13 de setembro, deu-se a entrega do Prémio Norte-Sul aos laureados desta edição: a Jaha Dukureh e ao político ecologista Damien Carême. A cerimónia teve lugar na Assembleia da República e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A CIG esteve presente na pessoa da sua Presidente, Teresa Fragoso, e da assessora para as Relações Internacionais Andreia Lourenço Marques.