Diana Morais na presidência do Comité para as Perspetivas de Género da NATO
A major Diana Morais é a primeira portuguesa a ser eleita, e por unanimidade, para o cargo de presidente do Comité para a Perspetiva de Género da NATO.
Assumindo a presidência do Comité para a Perspetiva de Género da NATO, Portugal irá ocupar pela primeira vez, em 43 anos, este cargo. Nos próximos dois anos, Portugal e Holanda vão co-presidir o Comité Executivo, e em 2021 a major Diana Morais ocupará o cargo da atual presidente, a tenente-coronel Corine Van Nieuwburg-Hofte.
Para o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, “esta eleição histórica reveste-se de especial simbolismo por ser reconhecido o mérito de Portugal e da oficial, em particular. Acredito que a Major Diana Morais possa ser uma fonte de inspiração para aquelas que pensam na possibilidade de uma carreira militar.”
O Comité para a Perspetiva de Género foi criado em 1976 e é um dos mais antigos da NATO. Este órgão de aconselhamento do Comité Militar em assuntos de género para as Forças Armadas da Aliança promove a integração da perspetiva de género nas operações militares e a implementação de resoluções das Nações Unidas relevantes nesta área.
A CIG congratula-se com esta eleição, desejando os maiores sucessos no cargo, e relembrando o papel que a major Diana Morais também tem tido enquanto membro do grupo de trabalho do Plano Nacional de Ação para a implementação da Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1325 sobre Mulheres, Paz e Segurança, em representação do Ministério da Defesa Nacional, plano nacional que vai na sua terceira edição sob coordenação da CIG.