ACM e CIG promovem formação a comunidades religiosas
Representantes de diversas comunidades religiosas tiveram formação em “Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género”.
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) levaram a cabo, hoje, 12 de julho, a ação formativa/informativa “Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género” para uma melhor compreensão, entre as várias confissões religiosas, das questões da prevenção e combate à violência doméstica e de género, bem como do enquadramento nacional e internacional das políticas de intervenção nestas áreas. A Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, deu início à sessão.
Os representantes que participaram na ação formativa constituem o Grupo de Trabalho do Diálogo Inter-religioso, dinamizado pelo ACM, que inclui: Aliança Evangélica; Comunidade Islâmica de Lisboa; Igreja Adventista; Igreja Católica; Associação Buddha’s Light; Igreja Presbiterana; Mórmons; União Budista Portuguesa; Comunidade Ismaelita; Igreja Lusitana; Comunidade Israelita de Lisboa; Fé Bahá´i e Comunidade Hindu.
A ação formativa, orientada por Elsa Faria e Sara Moreira da CIG, abordou os conceitos, a legislação nacional e internacional, bem como os recursos nacionais e estratégias de prevenção em Igualdade de Género e em Violência Doméstica.
A formação aconteceu no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes de Lisboa.