1ª edição do Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens
No passado dia 27 de junho foi apresentado o Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens, uma ferramenta do Governo cujo objetivo é o de promover mais e melhor informação estatística relativamente às diferenças salariais no nosso país.
Os indicadores da 1ª edição do Barómetro foram elaborados com base em informação entregue pelas empresas, no âmbito dos Quadros de Pessoal (Anexo A do Relatório Único) que o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) tratou estatisticamente, e dizem respeito a todo o País, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, para o ano de 2017.
Salientamos um dos resultados (ver links abaixo) agora apresentado, que vem revelar uma diferença salarial de 14,8% a favor dos homens. Foi considerada, para o cálculo, a remuneração média mensal base e um universo de trabalhadores por conta de outrem a tempo completo e com remuneração completa.
A 21 de agosto de 2018 foi publicada, no Diário da República, a Lei n.º 60/2018 que veio aprovar medidas de promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor.
Um dos instrumentos introduzidos por esta nova legislação é o Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens.
A apresentação da primeira edição do Barómetro decorreu no âmbito do Seminário Internacional sobre Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens, no Palácio Foz, em Lisboa.
Consulte a Folha de Destaque do Barómetro aqui.
Baixe os resultados completos do Barómetro aqui.