Seminário “Portugal e os desafios da Cooperação Ibero-Americana até 2030”
O Seminário “Portugal e os desafios da Cooperação Ibero-Americana até 2030”, promovido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P. (Camões, I.P.) aconteceu em Lisboa e contou com a participação da CIG.
Neste evento foi lançado o Relatório da Cooperação Sul-Sul na Ibero-América 2018 e apresentado o livro “Uma década de Cooperação Sul-Sul na Ibero-América”.
Salientamos que as/os representantes dos 22 países ibero-americanos confirmaram, na XXVI Cimeira Ibero-Americana de Antígua, Guatemala, a aprovação do “Compromisso Ibero-Americano para o Desenvolvimento Sustentável” (alinhados com a agenda 2030) e a sua operacionalização no II Plano de Ação Quadrienal da Cooperação Ibero-Americana (II PACCI).
De destacar ainda que o II Plano de Ação Quadrienal da Cooperação Ibero-Americana (II PACCI) 2019-2022 contempla um eixo estratégico na área da Igualdade de Género (eixo estratégico 4 – “Contribuir a la Igualdad de Género en Iberoamérica”).
O evento teve lugar a dia 5 de junho no auditório do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P. (Camões, I.P.). A CIG esteve presente através da Técnica Superior Carla Bernardo.