Reunião da Rede Coeducação: projeto Guiões de Educação Género e Cidadania
A transversalização da igualdade de género nas escolas foi o tema da jornada de trabalho que aconteceu na CIG a 31 de maio.
Com esta iniciativa pretendeu-se debater a continuidade a dar ao projeto Guiões de Educação Género e Cidadania: uma estratégia para o mainstreaming de género no sistema educativo, que tem vindo a ser implementado e coordenado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), desde 2008, em estreita parceria com 10 instituições de ensino superior, de norte a sul do país.
Para esta reunião a CIG voltou a mobilizar elementos da rede informal Coeducação que integram a equipa daquele projeto. Assim, participaram nesta jornada de trabalho as investigadoras e docentes do ensino superior Paula Silva (FADE-U. Porto), Clarinda Pomar (U. Évora), Teresa Pinto (U. Aberta), Maria João Cardona e Marta Uva (ESE – Instituto Politécnico de Santarém), Ana Pessoa e Carla Cibele Figueiredo (ESE – Instituto Politécnico de Setúbal), Amélia Marchão (ESE – Instituto Politécnico de Portalegre), Maria João Duarte Silva e Ana Gama (ESE – Instituto Politécnico de Lisboa). A reunião foi dinamizada por Teresa Alvarez, da CIG, contando, ainda, com a participação de Isabel Rosinha e a presença de Anabela Figueiredo, bem como o apoio de Luísa Palha, da mesma Comissão.
Ao longo do dia, refletiu-se sobre a formação de docentes para a aplicação dos Guiões, realizada nos últimos 10 anos, analisou-se o atual quadro normativo de integração da Igualdade de Género nas escolas e delinearam-se possíveis linhas de intervenção a seguir, a curto e a médio prazo.
Desta iniciativa resultou o consenso em torno da necessidade de, por um lado, consolidar as alterações individuais introduzidas por docentes que têm frequentado a formação realizada ao longo do projeto e, por outro lado, fomentar a sustentabilidade de tais alterações com vista ao efeito de “contaminação” organizacional que elas podem, e devem, gerar.
A identificação do projeto pelo Conselho da Europa como uma boa prática a nível europeu de combate aos estereótipos sexistas na educação (2015) e no desporto (2018) constitui um sinal inequívoco do reconhecimento internacional do trabalho que, sob a coordenação da CIG, tem vindo a ser realizado, quer conjuntamente, quer autonomamente, pelos elementos da equipa do projeto e pelas respetivas instituições de ensino superior.