Formação de docentes na Lourinhã e Torres Vedras em Educação para a Cidadania e Igualdade de Género
O Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e da Lourinhã realizou, em colaboração com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), duas ações de formação para docentes dos ensinos básico e secundário, pertencentes às escolas daqueles dois concelhos. Com o título “A Igualdade de Género na Educação para a Cidadania”, as ações de formação, de curta duração, tiveram lugar nos meses de abril e maio e foram da responsabilidade da técnica da CIG, Teresa Alvarez.
As duas ações abrangeram 87 profissionais de educação (81% do sexo feminino), pertencentes a 6 agrupamentos de escolas (Henriques Nogueira; Madeira Torres; Padre Vítor Melícias; São Gonçalo; Lourinhã e D. Lourenço Vicente). Dois terços das e dos docentes que frequentaram esta formação pertencem ao 2º e ao 3º ciclos do ensino básico. Estes são os ciclos que passaram a integrar a nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em cuja lista de temas obrigatórios se inclui a Igualdade de Género.
Esta iniciativa integra-se na implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – ENEC, a cargo dos Centros de Formação de Professores (CFAE), e da ENIND/PAIMH, relativa à divulgação e aplicação dos Guiões de Educação Género e Cidadania, da responsabilidade da CIG, os quais se têm revelado de extrema utilidade e pertinência para a conscientização, por docentes, do cariz estruturante da socialização de género na vida, nomeadamente escolar, de rapazes e de raparigas.
A forte adesão à formação e o elevado interesse despertado, junto das e dos docentes, pelo tema da igualdade entre mulheres e homens em contexto escolar, reforçaram a parceria entre a CIG e aquele Centro de Formação, equacionando-se agora a hipótese de dar continuidade a esta formação no próximo ano letivo.