FEMAFRO – Associação de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal
A Década Internacional de Afrodescendentes (2015 e 2024) foi proclamada pela resolução 68/237 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a fim de tomar medidas eficazes para a implementação do programa de atividades no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento. O período também é uma oportunidade única de destacar a importante contribuição dada pelas e pelos afrodescendentes para as nossas sociedades e propor medidas concretas para promover a sua plena inclusão, o combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância.
Desta forma, a FEMAFRO – Associação de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal, promoveu ao longo de 9 meses (de Outubro de 2017 a Julho de 2018), o projeto “Década Internacional de Afrodescendentes”, com jovens dos 14 aos 23 anos. Neste projeto foram realizadas um conjunto de ações dinâmicas, utilizando sempre uma metodologia feminista antirracista, sobre diversas áreas temáticas ligadas à igualdade de género, discriminação racial, xenofobia e discurso de ódio, identidade e multiculturalidade.
O resultado destas ações passou pela produção de uma campanha audiovisual relativa à Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) e sobre os Direitos Humanos, totalmente pensada e realizada pelas/os próprias/os jovens, em parceria com as escolas Gustave Eiffel (Amadora) e Gil Vicente (Lisboa). Esta campanha estará brevemente disponível nas nossas redes sociais.