63ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher da ONU
63ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW na sigla em inglês), promovida pelas Nações Unidas, decorreu de 11 a 22 de março em Nova Iorque. As discussões centraram-se na perspetiva de género nas áreas da proteção social, dos serviços públicos e das infraestruturas. A CIG esteve representada pela sua Presidente, Teresa Fragoso, e pela Assessora para as Relações Internacionais, Andreia Lourenço Marques.
Na sua intervenção, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade Rosa Monteiro, na qualidade de Chefe da Delegação nacional, refere que face ao aumento das “agendas nacionalistas, populistas e de austeridade”, o Governo “está empenhado no caminho oposto, garantindo a consolidação dos direitos das mulheres e o reforço da sua proteção. Afirmou, perante o plenário, que apesar do “Governo Português privilegiar a intervenção estrutural, recusando abordagens isoladas” e do incremento nas políticas e incentivos à conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar para mulheres e homens, Portugal “continua a ser muito desigual na distribuição do trabalho não pago, especialmente o de cuidado”.
Portugal esteve integrado na equipa negocial da União Europeia, havendo a assinalar o seu contributo nas diferentes áreas em discussão, nomeadamente nas áreas do trabalho não remunerado e conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar, eliminação de estereótipos de género, mainstreaming de género, violência contra as mulheres e raparigas, educação, direitos sexuais e reprodutivos, acesso à água potável e ao saneamento, entre outras.
Consulte as Conclusões da 63ª Sessão da CSW neste link.