Prémio Maria Barroso atribuído a Maria do Céu Cunha Rêgo
A cerimónia de entrega da 1ª edição do Prémio Maria Barroso teve lugar no Centro Cultural do Convento de São José a 27 de março, em Lagoa. Foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade. O Prémio foi atribuído a Maria do Céu Cunha Rêgo.
O júri do Prémio foi composto pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Manuel Cabral, administrador do Grupo Vila Vita Parc, Isabel Barroso Soares, em representação da família de Maria Barroso, Anália Torres, professora catedrática de sociologia do ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e fundadora e coordenadora do CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, Clara de Jesus, consultora e perita em Igualdade de Género; Teresa Fragoso, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Virgínia Ferreira, doutorada em sociologia, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), investigadora permanente do CES, Centro de Estudos Sociais e membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres.
Maria do Céu Cunha Rêgo foi distinguida pelo seu «relevante contributo no desempenho da sua atividade profissional e cívica no domínio da igualdade de género».Do vasto percurso da galardoada, o júri destacou «a forte influência na introdução na agenda nacional e europeia das matérias associadas à conciliação do trabalho, da família e da vida privada”.
Maria do Céu Cunha Rêgo nasceu em Elvas, em 1950, e formou-se em direito em 1973. Foi Secretária de Estado para a igualdade no Governo de António Guterres. Foi presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, Vice-presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, membro do conselho de administração do Instituto Europeu para a Igualdade de Género.
Mantém atualmente uma participação ativa ao nível da academia e da vida pública em geral.