Relatório OIT «A Quantum Leap for Gender Equality: for a better future of work for all» 2019
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou o Relatório «A Quantum Leap for Gender Equality: for a better future of work for all».
O relatório evidencia que as mulheres querem trabalhar em empregos remunerados, mas é a parte não remunerada do seu trabalho (tarefas domésticas e de cuidado) que, muitas vezes, as penaliza no mercado de trabalho. O relatório aponta que esta distribuição desigual de tarefas e cuidados não remunerados apresenta consequências de longo alcance: as mulheres são mais vulneráveis à violência e ao assédio no trabalho, têm salários baixos e não têm representação nos lugares de topo. Os homens acabam por trabalhar mais horas em emprego pago, perdendo a sua vida familiar.
Neste sentido, é proposto que se combatam os estereótipos e as normas sociais que continuam a perpetuar o papel das mulheres como cuidadoras e o papel dos homens como “chefes de família” e que se aborde a questão do trabalho não remunerado (através de leis, políticas e serviços) como uma questão que diz respeito a mulheres e a homens, ou seja, a toda a sociedade.
Consulte e/ou descarregue o relatório aqui.