Dia Internacional das Mulheres
O Dia Internacional das Mulheres surgiu pela primeira vez a partir das iniciativas dos movimentos trabalhistas na viragem do século XX na América do Norte e na Europa.
Este dia, celebrado a 8 de março, é um marco em que as mulheres são reconhecidas pelas suas realizações independentemente da sua nacionalidade, etnia, língua, cultura, estatuto social ou político.
Desde os primeiros anos que esta efeméride assumiu uma nova dimensão global para as mulheres dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. O crescente movimento internacional de mulheres, que foi sendo fortalecido por quatro conferências globais de mulheres das Nações Unidas durante o século XX, ajudou a tornar a efeméride um ponto de encontro para construir apoio aos direitos das mulheres e participação nos cenários político e económico.
A Carta das Nações Unidas, assinada em 1945, foi o primeiro acordo internacional a afirmar o princípio da igualdade entre mulheres e homens. Desde então, as Nações Unidas empenharam-se na criação de um legado histórico de estratégias, programas e metas acordados internacionalmente para a promoção do estatuto das mulheres em todo o mundo.
O empoderamento das mulheres continua a ser uma característica central dos esforços da ONU para enfrentar desafios sociais, económicos e políticos em todo o mundo.
Explore o ativismo das mulheres de gerações passadas e presentes no site ONU Mulheres.
Oiça a mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, para a celebração do Dia Internacional das Mulheres 2019.