Assinatura de Protocolos de apoio a projetos para o combate e prevenção da mutilação genital feminina
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, presidiu ontem, dia 25 de março, à cerimónia de assinatura de oito contratos destinados ao apoio de projetos de prevenção e combate à mutilação genital feminina.
Os protocolos foram assinados entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), na pessoa da sua Presidente, e as ONG que desempenham uma função fundamental na prevenção e no combate a práticas nefastas, no empoderamento das mulheres em comunidades de risco e na capacitação de profissionais para uma atuação mais eficaz.
Destinados sobretudo à capacitação de profissionais ou futuros profissionais nas áreas da Educação, Saúde, Serviços Sociais e Direito, os projetos apoiados visam a produção de material informativo e a realização de campanhas de sensibilização e informação. O público-alvo desta iniciativa são meninos e meninas, estudantes e famílias, mas também jovens do sexo feminino e mulheres afetadas pela mutilação genital.
Terão acesso às verbas de apoio, no valor total de 50 mil euros, os seguintes projetos:
«Os Direitos das Sobreviventes», da Associação de Mulheres Sem Fronteiras; «Intervenção Precoce em Igualdade» da União de Mulheres, Alternativa e Resposta; «Kit de Abordagem à Mutilação Genital Feminina/Corte», da Associação para o Planeamento da Família; «@PN – as TIC pelo fim das Práticas Nefastas», da Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde.
E ainda «MGF Maioridade Global Feminina» da organização Teatro Inter-Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Optimismo; «Ativismo Saudável, pela Igualdade, pela Saúde, e pelos Direitos Humanos, contra a Mutilação Genital Feminina», da Associação dos Filhos e Amigos de Farim; «Projeto de Prevenção e Combate Contra a Mutilação e a Gentropia», da Associação Balodiren; e o projeto «Protege+», da Associação para a Diversidade e Igualdade de Género.