Ação de formação “Violência Doméstica – Crianças numa rede de respostas para vítimas adultas”
O Núcleo de Violência Doméstica e Violência de Género da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género dinamizou a ação de formação “Violência Doméstica – Crianças numa rede de respostas para vítimas adultas” no Bombarral.
A iniciativa partiu da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Bombarral e decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó a 17 de janeiro. A formação começou por abordar as questões relativas à igualdade de género e à violência doméstica, passando pela articulação entre os sistemas de proteção de crianças e jovens e o sistema de proteção das vítimas. Procurou-se criar um espaço partilhado por técnicos/as do apoio à vítima e da promoção e proteção de crianças e jovens para reflexão sobre as especificidades dos casos de violência doméstica, que apresentam elevados números de sinalizações às CPCJs a nível nacional. Este espaço gerou um debate participado sobre os melhores procedimentos a ter nestas situações garantindo uma visão sistémica da problemática, tendo em conta a vítima adulta e o/a menor.
Estiveram presentes na formação 41 técnicos/as, em representação de diversas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e Estruturas de Atendimento da região.
O encontro contou com uma calorosa receção e acompanhamento por parte de estudantes do curso técnico de Turismo Rural e Ambiental do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, e com refeições a cargo das/os alunas/os dos cursos técnicos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.