1ª sessão de formação CIG para Oficiais de Justiça
No âmbito do Protocolo de Cooperação celebrado entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), a Procuradoria-Geral da República, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a Direção-Geral da Administração da Justiça, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública, a CIG dinamizou a primeira sessão de formação para Oficiais de Justiça.
A formação começou com um momento de diagnóstico de necessidades de formação das/os oficiais de justiça acerca das questões relacionadas com a violência contra as mulheres e a violência doméstica (VCMVD). O programa está orientado para as questões da violência doméstica e violência de género, promovendo a reflexão sobre conceitos e dinâmicas de intervenção.
O protocolo em questão prevê a conceção de ações de formação para Oficiais de Justiça especializados na área de Direito Penal, tendo em vista privilegiar a prossecução dos seus fins nas questões de VCMVD.
Esta primeira sessão aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro, nas instalações dos Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana, na Costa de Caparica, com a participação de 25 formandas/os oriundos de todo o continente e ilhas.