Jornadas da Juventude «Cidadania Global – os Jovens e o Mundo», Santa Maria da Feira
A Fundação da Juventude organizou as Jornadas da Juventude «Cidadania Global – os Jovens e o Mundo» com a participação de mais de 200 jovens de todo o país. A Presidente da CIG, Teresa Fragoso, participou no encontro.
A Fundação da Juventude organizou em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira o projecto A(gentes) M – Jovens Agentes de Mudança ao abrigo da acção 3 do programa Erasmus +, Juventude em Ação, cujos objectivos passam pela promoção de comportamentos de cidadania ativa, inclusão social e solidariedade entre os jovens. Neste âmbito, a Fundação promoveu as Jornadas da Juventude «Cidadania Global – os Jovens e o Mundo», entre 8 e 10 de novembro, em Santa Maria da Feira.
Ao longo dos três dias de Jornadas houve workshops, sessões de cinema, um peddy paper, e mesas redondas subordinadas aos temas «Trabalho – Que futuro?», «União Europeia – uma realidade distante?», e «Sociedades inclusivas – realidade ou utopia?» na qual participou a Presidente da CIG, Teresa Fragoso, ao lado de Tânia Neves da Academia de Líderes Ubuntu, e Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações.
Tendo adotado como tema central “Cidadania Global – Os jovens e o Mundo”, as/os jovens participantes redigiram um documento síntese no qual apresentam propostas concretas e estratégias para a mudança no âmbito dos temas em debate, contributos que podem vir a servir a política da juventude a nível local, nacional e internacional.