Parceria da CIG no Projeto A Escolinha em viagem para a Igualdade
No dia 26 de setembro, realizou-se no Museu Nacional dos Coches, pelas 18h, a primeira sessão de sensibilização destinada a mães e a pais, do Projeto-piloto A Escolinha em viagem para a Igualdade. A iniciativa contou com a Diretora do Museu, Silvana Bessone, que deu as boas vindas, a Diretora de A Escolinha, Ana Raposo, que frisou a importância da parceria que sustenta o Projeto e a representante da Presidente da CIG, Teresa Alvarez, que explicitou o enquadramento do Projeto nas políticas de igualdade e de educação.
Maria do Céu da Cunha Rêgo e Teresa Alvarez, formadoras do Projeto, centraram a sessão nas evidências dos custos da desigualdade para mulheres e para homens sublinhando a importância da coerência educativa entre os contextos familiares e escolares como alicerce de uma efetiva educação para a igualdade de género.
O Projeto A Escolinha em viagem para a Igualdade é promovido pelo Externato A Escolinha e desenvolvido pela CIG e a Escola Superior de Educação de Setúbal, enquanto entidade externa de acompanhamento e avaliação.
Com a duração de três anos, o Projeto teve início em 2018 mediante a assinatura de protocolos de colaboração firmados entre a CIG, A Escolinha e o Instituto Politécnico de Setúbal, numa cerimónia que teve lugar no Museu Coleção Berardo.
O Museu Coleção Berardo, com base em protocolo firmado na mesma ocasião, é também parceiro de A Escolinha, no desenvolvimento do projeto educativo e artístico IDENTidades. Este constitui outra vertente do Projeto “A Escolinha em viagem para Igualdade”.
No 1º ano (2017-2018) o Projeto centrou-se na formação de educadoras, docentes do 1º ciclo e todas as outras profissionais da escola, bem como dos e das docentes responsáveis pelas atividades (extra) curriculares que constituem a oferta da Escolinha. O Projeto abrangeu 26 (profissionais (22 mulheres e 4 homens) incluindo a diretora da escola.
Neste segundo ano, o Projeto irá incidir sobre a ação pedagógica junto das crianças, de forma a concretizar a educação para a igualdade de género, a par da sensibilização das famílias, envolvendo todas as crianças que frequentam a escola, num total de 116, dos 3 aos 9/10 anos, originárias de vários países e de diversas culturas.
A Escolinha em viagem para a Igualdade é um projeto-piloto, de formação e intervenção pedagógica e organizacional, decorre numa escola privada, com pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, seguindo a whole school approach preconizada na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e visando contribuir para a plena integração da igualdade de género na ação educativa de toda a escola e nas suas práticas organizativas.
Ao mesmo tempo, o Projeto procura responder ao objetivo de “promover uma educação escolar livre de estereótipos de género, para raparigas e rapazes” previsto no Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens (PAIMH) que integra a Estratégia Nacional de Igualdade e Não Discriminação (ENIND).