Perspetiva de género no corpo da Guarda Prisional – Tomada de posse de novos elementos
Teve lugar no dia 23 de abril, no Estabelecimento Prisional da Carregueira, a tomada de posse de 386 novos elementos do corpo da Guarda Prisional – 309 homens e 77 mulheres. A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa e contou com a presença, entre outros, da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.
A CIG esteve representada pela sua Presidente, Teresa Fragoso, tendo em conta que no âmbito deste curso, e pela primeira vez, foi ministrado um módulo na área da igualdade de género e prevenção e combate à violência doméstica e de género, iniciativa esta que resultou de uma profícua parceria entre a CIG e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). Esta formação decorreu entre junho e julho do ano passado, nos Estabelecimentos Prisionais de Caxias, Carregueira e Tires.
Com esta parceria pretendeu-se reforçar a transversalização da perspetiva de género no âmbito na Administração Pública, facto que foi sublinhado por Celso Manata, Diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, durante a cerimónia de tomada de posse e que está igualmente plasmada na nota de imprensa do Ministério da Justiça: “Com este modelo (…) procurou-se transmitir conhecimentos alargados e diversificados sobre as mais distintas matérias e problemáticas que se cruzam com a privação da liberdade e o exercício da função de guarda prisional e proceder de modo gradual à adaptação e integração dos formandos nos espaços e atividades que servirão de palco e de desempenho da sua futura vida profissional”.