Campanha #DizNãoàExcisão
#DizNãoàExcisão é o mote da e-campanha desenvolvida pela Associação Mulheres sem Fronteiras, no âmbito do projeto «Pelo Fim da Excisão. Faço (p) Arte», vencedor do 2º lugar da 3ª edição do prémio Contra a Mutilação Genital Feminina – Mudar aGora o futuro, atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
A campanha decorrerá entre 06/02/2018 – Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina (MGF) e dia 08/03/2018 – Dia Internacional das Mulheres, e tem por objetivo criar um movimento global pela eliminação da excisão /MGF. Designer: Curly.
Ao longo deste período serão lançados vários e-cards com informação sobre as consequências, prevalência e os riscos da Excisão / MGF.
A Excisão/MGF é uma violação dos direitos humanos das meninas, raparigas e mulheres, constituindo uma forma de violência de género, pois tem por base uma desigualdade estrutural nas relações de poder entre mulheres e homens, limitando a autodeterminação das meninas, raparigas e mulheres e privando-as do seu direito à integridade física e psicológica.
Em Portugal estimam-se que 6576 mulheres e raparigas, com 15 ou mais anos, tenham sido vítimas de Excisão/MGF e 1830 meninas (até aos 15 anos) tenham já sido submetidas a esta prática ou estejam em risco de o ser.