40.º aniversário da CIG (17 nov, Lisboa)
Hoje, dia 17 de novembro de 2017, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) celebra 40 anos de existência formal.
Há precisamente quatro décadas, publicava-se o Decreto-Lei n.º 485/77, de 17 de novembro, que institucionalizava a Comissão da Condição Feminina (CCF), hoje designada Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
Este caminho, aberto por Maria de Lourdes Pintasilgo, em 1970, com a criação do Grupo de Trabalho para a Definição de uma Política Nacional Global acerca da Mulher, tem subjacente um percurso de conquista pela igualdade entre mulheres e homens.
No âmbito desta celebração, tem lugar, hoje, no Teatro Municipal São Luiz, às 16h30, uma sessão comemorativa que conta com a exposição “40 anos, 40 cartazes”, a qual pretende revisitar o trabalho que foi levado a cabo pela Comissão, e pelas pessoas que nela têm trabalhado, ajudando a consolidar a nossa memória histórica.
Neste evento teremos ainda a oportunidade de ouvir os testemunhos de personalidades ligadas ao trabalho desta instituição, nomeadamente Ana Maria Braga da Cruz, Isabel Romão, Leonor Beleza e Regina Tavares da Silva. Este painel contará com a moderação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.
A sessão contará ainda com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.
Veja o livestreaming do evento (a partir das 16h30) no facebook na CIG »