Violência Sexual nas Relações de Intimidade
A Comissão Europeia lançou no final de 2016 um convite restrito às instituições nacionais responsáveis pela Igualdade de Género na área da sensibilização e prevenção das variadas formas de violência contra as mulheres e raparigas.
Considerando todas as formas de violência contra as mulheres, a CIG resolveu abordar a violência sexual no contexto das relações de intimidade, privilegiando a intervenção junto de profissionais da administração pública, considerados fulcrais para a prevenção daquele tipo de violência.
Surge assim o Projeto Violência Sexual nas Relações de Intimidade – VSRI financiado pela Comissão Europeia e promovido pela CIG em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Ministério da Justiça, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.
O Projeto decorre entre maio de 2017 e novembro de 2019, com a finalidade de conscientização de públicos estratégicos, designadamente os/as profissionais da administração pública face à problemática da violência sexual nas relações de intimidade.
Sendo um projeto de investigação/ação terá início com um estudo de avaliação diagnóstica que cimentará a construção de material de sensibilização e informação, uma campanha e momentos de sensibilização direcionados à população alvo. Já em 2019, o projeto será alvo de uma avaliação de impacto.