Escola Secundária da Covilhã acolhe sessão pública de apresentação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) foi apresentada, em sessão pública, pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e pelo Secretário de Estado da Educação, no dia 15 de setembro de 2017, pelas 10h, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O evento, que teve a sua sessão de abertura a cargo do Diretor da Escola, contou, igualmente, com a presença do Ministro Adjunto, do Ministro da Educação, do Presidente da Câmara da Covilhã, bem como outras figuras de relevo na área. Assistiram a esta sessão pública um conjunto significativo de pessoas interessadas nesta matéria, que teve a presença de elementos responsáveis pela criação da ENEC, para eventuais questões mais técnicas, e que no final saudaram calorosamente a iniciativa.
A ENEC resulta do esforço realizado por um Grupo de Trabalho, criado por iniciativa conjunta das tutelas da igualdade e da educação, constituído por representantes dos dois gabinetes ministeriais, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), da Direção Geral de Educação (DGE), do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), da Direção Geral da Saúde (DGS), da Associação Nacional de Municípios e da Rede de Bibliotecas Escolas, bem como por três especialistas nas áreas da cidadania e da educação. A Estratégia destina-se aos Agrupamentos de Escolas e às Escolas não agrupadas do ensino público.
Partindo do pressuposto de que a Cidadania não se aprende simplesmente por processos retóricos mas que exige a dupla mobilização de conhecimentos e de processos vivenciais, a Estratégia sublinha a ideia de que a Cidadania deve emanar da própria cultura de escola, desenvolvendo-se a Educação para a Cidadania numa lógica tanto de participação como de corresponsabilização.
A implementação da Estratégia deverá, assim, realizar-se no respeito pelo sistema de ensino, pela autonomia das escolas, pelas especificidades e realidades locais, pelo capital de conhecimento, projetos e experiências acumulado pelas escolas e pelos princípios e valores em que assenta a escola pública.
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