Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade participa em Conferência da ONU sobre Mutilação Genital Feminina
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, participa hoje, dia 16 de março, numa conferência de alto nível sobre Mutilação Genital Feminina (MGF), na sede da ONU, em Nova Iorque. Este evento, que procura posicionar Portugal na linha da frente contra esta prática, realiza-se no âmbito da 61.ª sessão da Comissão para o Estatuto da Mulher (CSW), que está a decorrer até 24 de março, e na qual a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género está representada pela Presidente, Teresa Fragoso, e pela Assessora de Relações Internacionais, Andreia Lourenço Marques.
“Queremos ser um país de referência quando se fala do combate à Mutilação Genital Feminina no mundo. Queremos ser um país que faz pontes e parcerias, não só com a Guiné-Bissau, mas também com outros países africanos, como a República da Guiné, a Guiné Conacri, o Burkina Faso”, defende Catarina Marcelino. “Apesar de sermos um país que não tem esta prática, acabamos por estar na linha da frente na defesa destas mulheres e raparigas porque temos comunidades que têm culturalmente esta realidade. Com este evento, queremos fazer uma troca de boas práticas e um trabalho concertado”, sublinha a Secretária de Estado.
Além de Catarina Marcelino, a conferência, subordinada ao tema “Vamos ser a geração que elimina a Mutilação Genital Feminina”, conta com a presença da apresentadora de televisão Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo de População das Nações Unidas.