Nova publicação CIG – “Violência doméstica: boas práticas no apoio a vítimas LGBT”
No dia 1 de março de 2017, em Lisboa, teve lugar a apresentação pública da nova publicação editada pela Comissão para a Cidadania e a igualdade de Género (CIG) – “Violência doméstica: boas práticas no apoio a vítimas LGBT: guia de boas práticas para profissionais de estruturas de apoio a vítimas”.
Resultando de um trabalho de investigação coordenado entre a CIG e o Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e tendo como enquadramento o V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, a publicação deste guia constitui uma etapa importante de um processo iniciado há alguns anos e emerge, entre outras, da constatação de que os e as profissionais que, quotidianamente, estão na primeira linha de atendimento a vítimas de violência de género, sobretudo doméstica, necessitam de formação especializada sobre as especificidades da violência que atinge pessoas LGBT e sobre os desafios – pessoais e profissionais – que estas especificidades acarretam.
Este guia – inovador no panorama nacional – pretende, assim, identificar, sistematizar e, em algumas matérias, aprofundar, um conjunto de conhecimentos fundamentais e de linhas orientadoras para prática profissional com população LGBT vítima de violência nas relações de intimidade.
A apresentação pública contou com a participação da CIG, da equipa autora e de especialistas que comentaram a nova publicação, bem como dos/as participantes no período reservado para debate. O encerramento deste evento esteve a cargo da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.
Consulte ou descarregue Violência doméstica: boas práticas no apoio a vítimas LGBT: guia de boas práticas para profissionais de estruturas de apoio a vítimas” »