“40 Anos de Conquistas” e “Women Talks” assinalaram o arranque das comemorações dos 40 anos da CIG
Os eventos “40 Anos de Conquistas” e “Women Talks”, que se realizaram a 7 e 8 de março, respetivamente, assinalaram o arranque das comemorações dos 40 anos da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), sob o mote “Até à Igualdade”. O início das celebrações – que vão estender-se ao longo do ano – foi marcado pelo “40 Anos de Conquistas”, iniciativa que colocou em palco, no Teatro da Trindade Inatel, em Lisboa, artistas como Aldina Duarte, Ars Nova, Baton, Ceifeiras de Pias, Celina da Piedade, Noel Gouveia, Mimicat, Mísia, Rita & o Revólver e Rita Redshoes.
Durante o espetáculo, com apresentação de Maria Elisa Domingues e Rita Ferro Rodrigues, deu-se ainda voz a dezenas de mulheres que se têm destacado nas mais diversas áreas, desde o mundo artístico, jornalístico, literário, político, militar, desportivo e científico. Em “40 Anos de Conquistas” – uma iniciativa conjunta do Gabinete do Ministro Adjunto, do Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade – houve ainda espaço para homenagear duas figuras ímpares na defesa dos direitos das mulheres: a escritora Maria Isabel Barreno e a primeira mulher a chefiar um Governo em Portugal, Maria de Lourdes Pintasilgo.
Ainda no âmbito do 40.º aniversário da CIG, a 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, realizou-se a iniciativa “Women Talks”, na Reitoria da Universidade de Lisboa, dando visibilidade às Organizações Não Governamentais (ONG) que trabalham em prol da igualdade de género e dos direitos das mulheres em Portugal. Ao longo de 14 workshops, as várias ONG promoveram o debate em torno de temáticas como os feminismos e intergeracionalidades, as mulheres negras e afro descendentes, as práticas tradicionais nefastas, a prostituição, a violência de género, a saúde sexual e reprodutiva, a igualdade de género e os desafios das novas tecnologias num mundo globalizado.
A sessão de encerramento, que contou com a presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, teve como oradora convidada a norte-americana Sarah McCarthy Welsh, diretora executiva da Massachusetts Women’s Political Caucus (MWPC), organização promotora da “Women’s March For America” naquele Estado, em particular em Boston, que se realizou a 21 de fevereiro deste ano, e envolveu mais de 750 mil pessoas. Durante a sua intervenção, Sarah McCarthy Welsh mostrou-se otimista: “Acredito que ainda irei ver os Estados Unidos a terem uma mulher presidente”.
A fechar o “Women Walks”, o Ministro Adjunto lembrou que no nosso país “os direitos das mulheres estão intimamente ligados à democracia” e que há em Portugal um caminho que nos leva a celebrar estes 40 anos. Mas não podemos pensar que só temos motivos para celebrar. Este é um momento de reflexão. É por isso que a questão da igualdade de género é um tema colocado no centro das políticas do governo”. “A agenda da igualdade está centrada em dois domínios essenciais: na educação e no mundo do trabalho e das empresas. É toda uma agenda de transformação da sociedade”, destacou o governante.
A comemorar 40 anos de existência, a CIG vai continuar a realizar, ao longo de 2017, uma série de atividades que pretendem assinalar o aniversário, mas também dar maior visibilidade ao papel deste organismo público responsável pela promoção e defesa da igualdade entre mulheres e homens em Portugal.
Veja as fotografias.
7 de março – 40 Anos de Conquistas
8 de março – Women Talks