Norma Portuguesa sobre o Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal
Realizou-se no dia 16 de dezembro de 2016, em Lisboa, a sessão de apresentação da Norma Portuguesa que permite implementar, manter e gerir um «Sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal: requisitos» (NP 4552:2016).
Na abertura desta sessão estiveram presentes a Secretária de Estado para Cidadania e a Igualdade (SECI), Catarina Marcelino, o Presidente do Instituto Português da Qualidade, Jorge Marques dos Santos e o Presidente da Aliança dos ODS – UN GCNP e da APEE, Mário Parra da Silva.
Na sua intervenção, a SECI salientou a pertinência de se considerar a NP 4552 na preparação do pacote de medidas de conciliação, a discutir em sede de Concertação Social, bem como na definição dos requisitos constantes dos regulamentos do Prémio Viver em Igualdade e do Prémio Igualdade é Qualidade, promovidos pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
O segundo painel, dedicado à apresentação desta nova Norma Portuguesa, esteve a cargo da Presidente da Comissão Técnica de Normalização 179, Josefina Leitão, e de outros membros desta Comissão – Ana Cristina Rodrigues (ANJE), Filipe Brízida (Índice Consultores) e Maria do Rosário Fidalgo (CIG).
Na Mesa Redonda sobre «Organizações pela conciliação», moderada pela Presidente do ONS/APEE, Anabela Vaz Ribeiro, quatro intervenientes partilharam as boas práticas de conciliação desenvolvidas nas suas organizações: Lina Lopes, Presidente da Comissão de Mulheres da UGT; Fátima Fonseca, Diretora Municipal de RH da Câmara Municipal de Lisboa; Fátima Rodrigues, do DRH – Bem estar e Saúde no Trabalho do Montepio; e Rosa Soares, Partner da Deloitte Portugal.
O encerramento da sessão foi realizado pelo Vice-Presidente da CIG, Carlos Duarte, que fez o balanço das políticas europeias e nacionais em matéria de igualdade e conciliação.