«A Informação Tem Género?»: Seminários Formativos para Estudantes e Profissionais de Comunicação (12-13 dez., Braga)
A CIG e o CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas) irão promover mais uma ação de formação dirigida a estudantes e profissionais de comunicação, bem como a organizações da área da cidadania e igualdade de género, intitulada «A informação tem género?». Esta iniciativa terá lugar nos dias 12 e 13 de dezembro, entre as 9h e as 13h15, nas instalações da Universidade do Minho (UM).
Esta ação de formação decorre de um protocolo de cooperação estabelecido entre a CIG e o Instituto de Ciências Sociais e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UM, parceiros ativos nesta iniciativa.
Cientes do lugar preponderante que os meios de comunicação social ocupam nos processos de construção identitária, importa fomentar nos/as profissionais de comunicação uma atitude crítica-reflexiva sobre as, não raras vezes veiculadas, mensagens e imagens estereotipadas do ponto de vista das relações e dos papéis de género, quer nos conteúdos relacionados com o entretenimento, quer mesmo nos conteúdos jornalísticos.
Simultaneamente, pretende-se sensibilizar para a necessidade de se produzirem trabalhos jornalísticos que ponham em evidência e desocultem um conjunto realidades relacionadas com a (des)igualdade de género, dando visibilidade e expressão a questões políticas, sociais, económicas e culturais, com que mulheres e homens se deparam.
Ao longo das quatro sessões procurar-se-á alertar os profissionais de comunicação para a necessidade de uma prática profissional sensível ao género.
Os/as preletores/as das sessões serão Carla Cerqueira (investigadora do CECS/UM e docente da Universidade Lusófona do Porto), Orlando César (jornalista, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formador no Cenjor), Sofia Branco (jornalista da Lusa e presidente do Sindicato dos Jornalistas) e Sónia Soares (ativista da União de Mulheres Alternativa e Resposta, investigadora do Observatório de Mulheres Assassinadas).
As inscrições são gratuitas e deverão ser formalizadas para:
- no caso de jornalistas e outros/as profissionais de comunicação – envio de C.V. para – avieira@cenjor.pt (aguarde-se contacto posterior);
- no caso de estudantes e outras pessoas interessadas – comdiversidade@gmail.com.
Para mais informações, contactar: Ana Cristina Vieira – tel.: 218 855 004.