A Comissão face à Educação: montra no MEC (2-31 mar., Lisboa)
A exposição que a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) traz agora às montras do Ministério da Educação e Ciência (MEC) pretende divulgar o trabalho que, ao longo de mais de três décadas, tem desenvolvido em prol da produção e divulgação do conhecimento científico junto da população portuguesa em geral e, em particular, das mulheres.
Desde a sua institucionalização [Comissão da Condição Feminina (CCF), 1977; Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres (CIDM), 1991; Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, 2007] e enquanto mecanismo nacional para a igualdade entre homens e mulheres, a Comissão teve a perceção de que as múltiplas desigualdades que as mulheres enfrentavam, e continuam a enfrentar, tinham reflexos não só ao nível da sua plena realização enquanto seres humanos, mas também a nível da sociedade global. A educação poderia contribuir para que as mulheres tomassem consciência das suas possibilidades, permitindo-lhes, assim, responder a um maior número de oportunidades de participação. Ciente da importância desta problemática, a Comissão delineou uma estratégia, que se mantem até aos dias de hoje e que se desenvolveu em três grandes linhas de ação: Projetos e Publicações sobre alterações de práticas pedagógicas; Produção de materiais pedagógicos para utilização de docentes; e Divulgação da produção científica. A presente mostra realça algumas das iniciativas desenvolvidas pela CCF/CIDM/CIG no âmbito da Educação.
Apesar das grandes mudanças, sobretudo ocorridas nos últimos 40 anos em que houve um considerável investimento por parte das mulheres na sua formação académica, verifica-se que permanecem graves assimetrias entre homens e mulheres. No intuito de contrariar fenómenos que persistem em colocar homens e mulheres em patamares de diferente valor, a CIG continua empenhada na execução das políticas públicas no domínio da cidadania e da promoção e defesa da igualdade de género.