A Comissão Europeia assinala o dia internacional das mulheres
Para diminuir a diferença salarial entre homens e mulheres foi adotada no passado dia 7, uma recomendação pedindo aos Estados-Membros para melhorar a transparência salarial entre mulheres e homens, com o objetivo de acabar com a persistente diferença salarial entre os sexos. Ver MEMO/14/160 e para mais informações ver IP/14/222.
A Igualdade entre mulheres e homens é um direito fundamental e um dos princípios fundadores da União Europeia. Do mesmo modo, o direito a igual remuneração está consagrado nos Tratados fundadores desde 1957. Há mais de cinquenta anos, que a Europa trabalha no sentido de mulheres e homens terem os mesmos direitos, nomeadamente desenvolvendo leis que garantam idêntica remuneração para trabalho igual, igualdade de direitos no local de trabalho e direitos mínimos à licença de maternidade. Assim, a União Europeia fez dos seus princípios fundadores uma realidade tangível na vida quotidiana dos europeus, o que deve ser motivo de orgulho, e tornou a igualdade de género uma conquista europeia. Ver MEMO/14/156.
Em 2012, 40% das mulheres jovens tinham completado o ensino superior em comparação com 32 % dos homens.
Quem são os mais propensos a deixar a escola precocemente – mulheres ou homens ? Quais as áreas do ensino superior com maior e menor frequência feminina? Qual a proporção de mulheres e de homens no mercado de trabalho ? Quem trabalha mais frequentemente a tempo parcial, mulheres ou homens? Qual é a diferença de salário entre homens e mulheres? As respostas a estas perguntas podem ser consultadas na secção dedicada ao tema da igualdade de género, disponível no site do Eurostat. Para mais informações consulte: STAT/14/36.