Noruega e Portugal debatem o valor de ter mulheres à frente de empresas
Um país é muito mais eficiente se puder contar com a criatividade de 100% da sua população, sem deixar de fora metade. Um dos segredos é este: integrar todos, homens e mulheres, na organização da sociedade em todas as áreas – política, empresas, educação, desporto, etc. Disto resulta uma economia mais dinâmica e mais forte. O tema trará a Portugal a secretária de Estado norueguesa Gry Larsen.
A Noruega considera que, muito mais do que o petróleo, é o seu modelo de desenvolvimento e o papel que as mulheres nele desempenham a explicar o dinamismo, a prosperidade e o equilíbrio que o país alcançou. Contar com a criatividade de todos, em todos os níveis, tem sido a chave do seu sucesso.
Para debater este tema, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Gry Larsen, e a Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade em Portugal, Teresa Morais, vão repartir a abertura do seminário “Participação das Mulheres na Economia” que irá decorrer em Lisboa no próximo dia 24 de abril. Será um seminário restrito a personalidades convidadas, das quais farão parte jornalistas que os órgãos indicarem para a sua cobertura, onde se privilegiará a partilha de experiências.
Em cima da mesa estarão em análise as experiências norueguesas e portuguesa em matéria de promoção da igualdade entre mulheres e homens.